Drone da Skygauge Robotics com sensor ultrassom que acopla na estrutura revolucionará a inspeção industrial

Drone da Skygauge Robotics para inspeção com ultrassom

A empresa “Skygauge Robotics”, localizada em Ontário no Canadá, desenvolve e comercializa drones para inspeção de instalações de infraestrutura.

Embora ainda haja muita resistência quanto à novas tecnologias nos sites industriais, a pandemia está obrigando as empresas a se adaptarem ao “novo normal” a medida que as atividades estão sendo retomadas. E neste contexto que o mercado abre ganha inovações tecnológicas que serão colocadas a prova nos próximos anos.

Objetivo do equipamento

O objetivo é a tornar as instalações industriais mais seguras após a reabertura da indústria após a pandemia do COVID-19.

Skygauge Robotics é parte do esforço para diminuir o tempo do trabalhador no local. Eles são uma startup canadense que reinventou o drone para realizar uma ampla gama de inspeções industriais. A maioria dos drones está realizando apenas inspeções visuais de superfície com câmeras. O Skygauge tem um design inovador, que faz contato com tubos, vasos de pressão e recipientes de armazenamento para detectar Fissuras abaixo da superfície com sensores. Atualmente, essas inspeções são caras e demoradas porque são realizadas por trabalhadores em cordas e andaimes. Usando o Skygauge, uma equipe de 2 inspetores pode concluir um trabalho de 2 semanas em 2 dias, reduzindo o tempo e os riscos associados à estada no local em 80%.

Vídeo apresentando o Drone de inspeção com ultrassom da Skygauge Robotics

A Skygauge Robotics explicou que inventou drones para realizar inspeções estruturais rigorosas em locais industriais. Por meio de um método de projeto de drone chamado ‘Thrust Vectoring’, o rotor do drone é projetado para ser estável e o drone pode assumir uma postura estável independentemente das condições climáticas, como correntes de ar, respeitando sempre os limites operacionais do equipamento.

Estes equipamento revolucionário, possui um designe de última geração que permite a inspeção de contato dos os sensores com a estrutura inspecionada. Eles podem inspecionar infraestrutura equipamentos instalados em refinarias, grandes usinas, Gasosdutos, geradores de energia eólica, edifícios e pontes.

Drone da Skygauge inspecionando um Tanque cm ultrassom acoplado

Os drones da Skygauge são capazes de inspecionar a espessura e Fissuras nas paredes externas em chapas de aço, tubos, etc. em contato próximo com as estruturas reais. Ao fixar o braço ao sensor, o trabalho de inspeção é realizado o mais próximo possível da estrutura ou em contato com a superfície. Skygauge está atualmente equipado com sensores ultrassônicos em drones para permitir a inspeção estrutural, mas já planeja adicionar e/ou substituir vários sensores dependendo das características das estruturas a serem inspecionadas no futuro.

A oportunidade para inspeção robótica

Com o aumento da pressão para reduzir custos, minimizar o envolvimento humano e tornar o trabalho mais seguro, a inspeção robótica surgiu como a solução. A Aker BP, uma produtora de petróleo e gás norueguesa, adotou o Spot da Boston Dynamics para patrulhar suas plataformas offshore .

Robot projetado pela Boston Dynamics para inspeção de plataformas

Eles estão usando o Spot para patrulhar áreas e fazer com que a equipe da instalação visualize os dados remotamente, sem ir ao local. Os órgãos reguladores estão acomodando o aumento do uso de drones, com a FAA concedendo isenções temporárias de coronavírus para uma empresa de petróleo e gás sediada no Texas, enquanto os trabalhadores não podem ir ao local. Por último, empresas de consultoria como a Mckinsey estão sugerindo que as principais empresas de petróleo e gás deveriam “proteger ou mesmo aumentar a escala de investimentos em tecnologia” na reabertura pós-COVID.

Ensaios de campo e planos futuros

Skygauge está atualmente envolvida com mais de 100 clientes em potencial, e tem demos alinhada com 10 empresas globais da Fortune 500. Skygauge Robotics está trabalhando com inspetores, pilotos e instalações industriais para testar a tecnologia e colocá-la no mercado nos próximos meses.

“Nosso objetivo é tirar as pessoas de ambientes perigosos e a necessidade disso nunca foi tão grande por causa do COVID-19”

Nikita Iliushkin

CEO e cofundador Nikita Iliushkin diz que durante o bloqueio, a Skygauge Robotics estourou sua lista de primeiros clientes a adotar e agora está abrindo pré-encomendas para seu lançamento comercial em 2021. Até agora, a empresa recebeu $ 400.000 em financiamento pré-semente e está se preparando para uma rodada maior para responder à demanda por mais projetos piloto e implantações comerciais.

Referencias:

https://conpaper.tistory.com/87674

https://www.businesswire.com/news/home/20200625005152/en/Skygauge-Inspection-Drones-Aim-Industrial-Sites-Safer

https://www.technologyreview.com/2020/02/13/844815/boston-dynamics-spot-dog-robot-is-going-to-patrol-an-oil-rig-in-norway/

engfelipeandrade

Eu sou Eng. Civil com extensão em perícias e avaliações imobiliárias e um técnico em agrimensura apaixonado pelo que faço, assim como você! linktr.ee/engfelipeandrade